O que faz você feliz?

O que faz você feliz?
Nós

sábado, 20 de agosto de 2011

Quão estranho é o dia dos pais, não só o dia dos pais mais todas as datas comerciais que a mídia nos empurra: dia das mães, das crianças, páscoa, natal...

Apesar de a maioria saber que essas datas são inventadas pelos comercio para aquecer os negócios e dar mais lucro, aquelas imagens de pessoas felizes e famílias perfeitas nos afetam de tal forma que temos que parar tudo para comprar. O comércio despiu todas as datas de significado e nos fez escravos do consumo exacerbado.

Não estou dizendo que datas são necessariamente ruins, mas quero chamar atenção para o fato, de que a mídia nos oprime de tal forma que passamos a nos sentir mal se não participarmos dessas comemorações.

Datas que antes serviam para aproximar, hoje fazem é a pessoa se sentir deslocada. Há pesquisas que mostram que ao contrario dos séculos passados, onde as taxas de suicídio diminuíam no natal, atualmente fazem é aumentar. Também são comuns crianças que não vão à escola no dia dos pais ou das mães porque se sentem constrangidas, pois não tem seus pais por perto. E ainda existem os famosos casos de endividamentos nas datas comemorativas, pessoas que se sentem tão obrigadas a comprar que não medem as conseqüências de suas aquisições.

A mídia fez com que datas comemorativas virassem datas comerciais, visando somente o dar e receber presentes. E hoje nos sofremos as conseqüências desse estilo de vida que não se preocupa com as pessoas, mas apenas com números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário